Doce de Abóbora
Ingredientes
(Por kg de abóbora descascada)
1kg de abóbora
750 grs de açúcar (coloquei 700 grs)
Sumo e raspa de 1 laranja (coloquei a casca da laranja às tiras, só o vidrado sem nada de polpa branca que é amarga)
1 pau de canela
2 cravinhos (opcional)
Modo de preparação
Descasque, lave e corte a abóbora aos cubos. Deite num tacho, coloque por cima o açúcar, o sumo e a raspa ou casca de laranja e deixe repousar cerca de 1h. Leve ao lume até levantar fervura. Reduza para lume brando, coloque o pau de canela, os cravinhos e mexa de vez em quando, para não pegar ao fundo e deixe apurar até obter ponto de estrada (ver nota). Retire do lume e coloque, ainda quente, em frascos previamente esterilizados (ver nota), deixando cerca de 1 centímetro. Tape os frascos e deixe arrefecer, virados para baixo em local fresco mas afastados de correntes de ar, para que criem vácuo e durem mais tempo. Deixar repousar cerca de 24H antes de os virar e arrumar.
NOTA: 
Esterilizar frascos - Lavar muito bem os frascos e tampas (na máquina de lavar ou com água e sabão).  Colocar os frascos e tampas num recipiente e bem cobertos de água. Levar o recipiente ao lume e deixar ferver durante cerca de 10 minutos (faço isso mesmo que tenham sido lavados na máquina). Retire os frascos e as tampas com a ajuda de um garfo, pinça de salada ou pinça de grelhados, no fundo com algo que ajude a segurar neles porque estarão muito quentes e coloque-os a escorrer em cima de um pano, com a "boca" para baixo mas sem limpar com o pano para que as fibras do pano não fiquem nos frascos.
Ponde de estrada - Este ponto é atingido quando ao passar com a colher no fundo do tacho o doce deixa como que uma estrada no fundo, deixando ver o tacho. Outra forma de verificar o ponto pode ser colocando 2 ou 3 colheres do doce num prato e com o dedo passar no meio do doce; se ficar o percurso do dedo deixando ver o fundo do prato, está no ponto. Tenha em atenção que o doce depois de frio fica mais consistente e que o ponto rapidamente passa a rebuçado, pelo que sugiro que ao verificar que com a técnica efectuada no tacho o doce já deixa essa estrada mas ainda se volta a juntar, verifique com o modo do prato, porque no tacho a quantidade é maior portanto a força da gravidade é diferente. Também se levantar a colher cheia de doce e deixar escorrer dela (imaginando como ficará a consistência depois de frio) se lhe agradar o "cair" e se já faz a estrada, está bom!
Sem comentários:
Enviar um comentário