Namba Yasaka, o inusitado santuário que tem o formato da “cabeça de um leão”
Silvia Kawanami
Pontos Turísticos no Japão
A área de Namba em Osaka atrai muitos visitantes por possuir muitos restaurantes, bares, além de distritos comerciais e de lazer. No entanto, há também alguns santuários e templos interessantes que vale a pena conhecer, caso você esteja visitando a região.
É o caso do Santuário Namba Yasaka, localizado a apenas oito minutos a pé da movimentada Estação Nankai e a 5 minutos do popular complexo comercialNamba Parks. Este pequeno santuário tem o formato de cabeça de leão com 12 metros de altura e 11 metros de largura.
Mas por que um leão? Segundo as crenças, sua enorme boca tem o poder de engolir quaisquer espíritos malignos, além de propiciar sorte à aqueles que desejam ter sucesso nos negócios ou estudos. Por este motivo é bastante visitado durante o período de exames escolares.
Namba Yasaka Shrine, Osaka. Photo by Stephen Kelly
Esse edifício com característica tão marcante foi construído no ano de 1975 e abriga a divindade guardiã de Namba. Vale lembrar que os edifícios atuais do santuário são reconstruções pós-guerra, já que os originais foram incendiados em ataques aéreos.
Outro detalhe interessante é que antes dos prédios serem bombardeados em 1945, este santuário fazia parte de um complexo shichido garan (sete edifícios padrão de um complexo de templos budistas). Após a Restauração Meiji do século 19, o templo foi abolido por causa de um decreto governamental que ordenava a separação entre o xintoísmo e o budismo.
Namba Yasaka Shrine, Osaka. Photo by bethom33
Além disso trata-se de um locai muito agradável, recebendo muitos visitantes especialmente na primavera graças as inúmeras árvores de cerejeira espalhadas ao seu entorno. Outro evento que atrai muitas pessoas ao santuário é um inusitado festival que ocorre anualmente no terceiro domingo de janeiro caracterizado por uma enorme competição de cabo de guerra.
Esse ritual é para simular o mito da divindade Susano-no-Mikotoque matou a serpente gigante Yamata-no-orochi, libertando as pessoas das dificuldades.Este ritual foi designado como a primeira propriedade cultural intangível da cidade de Osaka, em 2001. Se você tiver oportunidade, não deixe de conhecer, pois deve ser impressionante e divertido de assistir.
Fonte:www.japaoemfoco.com



Sem comentários:
Enviar um comentário